Páginas

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Eleição dos EUA


Durante esses últimos dias só se tem falado de uma coisa: a eleição para presidente dos Estados Unidos da América. Eu não tenho acompanhado porque não sou de ficar acompanhando política. Não leio, nem assisto jornal. Mas essa semana enquanto eu estava almoçando me chamou a atenção uma matéria que passava na tv sobre a vida dos candidatos. Simpatizei com um tal de Obama, cadidato do Partido Democrata. Simpatia, não mais que isso. Hoje de manhã fiquei feliz quando soube que ele tinha vencido (não me pergunte o por quê, eu não saberia responder). À noite, assistindo ao Jornal Nacional, fiquei impressionada com a quantidade de pessoas que tinham torcido por ele e se emocionaram com a vitória. E mais ainda com a diversidade de pessoas que faziam o mesmo em todo o mundo. Nas ruas as pessoas comemorava e gritavam até não poder mais. No discurso de vitória pessoas de todos os tipos, brancos, negros, altos, baixos, gordos, magros, até OPRAH WINFREY choravam ao ouvir as palavras de Obama. Depois disso fiquei curiosa pra saber um pouco mais sobre esse que de agora em diante é um dos (se não o) homens mais poderosos do mundo. E fiquei pensando se toda essa euforia valia a pena. Pesquisei pouco sobre ele, mas pelo pouco que vi, acho que vale, sim, a pena. Desde cedo Obama luta pelos direitos das pessoas, advogando para famílias humildes. Poucos americanos acreditavam que um homem negro pudesse chegar à Casa Branca nesta geração. Mas ele conseguiu. Como seu próprio lema diz: Yes, we can. Acho que com ele os EUA vai coseguir ter uma política externa mais humana. Sem tantas guerras e destruição, preconceito e autoritarismo. E com o outro lema, Change we need, minha simpatia vira esperança.


"Aos que querem destruir o mundo: nós vamos derrotar vocês. Aos que buscam paz e segurança, nós vamos apoiar vocês. Hoje estamos provando que a força do nosso país não é medida pelas nossas armas ou pela nossa riqueza. Mas pelo poder dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e uma inesgotável esperança".
Barack Obama

Um comentário:

Juliana Lacerda disse...

puuuuuuuuuuutz S.!
essas tuas palavras sao mto fodásticas!!!
ateh eu me mocionei!!!

EH ISSO AÊ MANO!!!
WE CAN!!!
"AMA AMA AMA... DALE BARACK OBAMA!!!"

xoxo S.!
ICH LIEBI DICH!

Mrs. Ackles Jones Volturi