Páginas

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem é o Capitão América?

captain

Primeiramente temos que entender que no Universo Marvel (e também de outras editoras) há várias dimensões diferentes, com histórias diferentes. A troca de autores e artistas responsáveis por um personagem favorece a criação de várias dimensões onde o personagem principal é submetido a várias mudanças. Com o Capitão América não é diferente, as mudanças até são acentuadas pela longevidade do personagem. Conta-se seis Capitães América (sendo o uniforme do mesmo herói vestido por alter egos diferentes), algumas pessoas contam até sete versões do Sentinela da Liberdade. As informações que eu reuni aqui dizem respeito à Steve Rogers, o primeiro, original e mais conhecido homem por trás da máscara alada.

O Capitão América foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Captain America Comics #1, em março de 1941. O Capitão foi o principal dos muitos heróis criados nessa época pelos Estados Unidos a fim de reforçar o patriotismo e combater seus inimigos na Segunda Guerra Mundial. Agora chega de informações técnicas e vamos ao que interessa: ficção!

magrelo Steve Rogers era um estudante de artes crescendo durante a Grande Depressão. Seu pai alcóolico morreu quando ele ainda era criança e sua mãe morreu de pneumonia depois que ele acabou a escola. Seu maior sonho era fazer parte da força militar americana, mas seus atributos físicos não foram suficientes para que ele pudesse se alistar. Disposto a ajudar na guerra de qualquer forma, Steve concorda em participar como voluntário da Operação: Renascimento, um projeto que pretendia elevar os soldados americanos à perfeição física. Para isso o projeto utilizava um soro especial e radiação, desenvolvidos pelo cientista Abraham Erskine, que garantia o máximo de eficácia humana, força, velocidade e agilidade. Logo depois de Steve se submeter à essa técnica com sucesso, o Professor Erskine foi assassinado por um nazista, o que fez de Steve o primeiro e único beneficiado pela técnica que deveria criar um exército de supersoldados.

A única arma do Capitão América é seu escudo, que serve tanto para defesa como para ataque, quando funciona como um bumerangue. Pesando 5kg, ele é feito de uma liga de dois metais: o Adamantium, um metal muito mais duro que o diamante e superior ao titânio em resistência; e o Vibranium, capaz de absorver qualquer forma de energia, vibração ou impacto. Assim o escudo do Capitão América é indestrutível e absorve o impacto e a força de tudo que lhe atinge.

CAP_inline Depois de sua transformação, Rogers é designado para ser um agente da inteligência americana e também um herói simbólico, a fim de conter os sucessos da propaganda nazista, vestindo um uniforme feito por ele mesmo baseado na bandeira americana. Steve se tornou amigo do mascote do campo do exército, James Buchanan "Bucky" Barnes, que acidentalmente descobriu sua dupla identidade e se ofereceu para guardar segredo se pudesse se tornar o parceiro do Capitão. Steve concordou e treinou Barnes. Em uma de suas missões, o Capitão e Bucky foram vítimas de uma explosão em um avião e o governo dos Estados Unidos os declarou mortos só para, como em toda HQ de super-herói, descobrirmos que os dois sobreviveram.

Anos depois o Capitão foi convidado a fazer parte do time de super-heróis conhecido como Vingadores, onde fez grandes amizades com Thor, Homem de Ferro (Tony Stark), Vespa e mais tarde, Homem-Aranha e Wolverine. Também trabalhou com os X-Men e se tornou o líder dos Vingadores. A agência de espiões S.H.I.E.L.D., dirigida por Nick Fury (amigo de Steve dos tempos de guerra), foi um dos aliados do Capitão contra seus inimigos.

A vida amorosa de Steve tem dois pontos altos: Sharon Carter e Bernadette "Bernie" Rosenthal. Sharon era agente da S.H.I.E.L.D. e trabalhou com o Capitão em várias missões; a história deles envolve lavagens cerebrais, Sharon atirando no Capitão e falsas mortes. Já Bernie era a nova vizinha do Capitão e descobriu sua identidade secreta através das artimanhas do vilão Baron Zemo, mas logo depois pediu Steve em casamento.

Redskull02 O grande inimigo do Capitão América é o Caveira Vermelha, que vai e volta tá no pé dele com mais um plano mirabolante. Antes de virar inimigo do Capitão, o Caveira era Johann Shmidt, um órfão alemão que viveu nas ruas e conheceu Adolf Hitler em um hotel. Olhando Johann de perto, Hitler pôde sentir sua natureza obscura interior e decidiu treinar ele mesmo o garoto para ser um Socialista Nacional. No final do treinamento, Hitler deu a Johann um uniforme único com uma grotesca máscara vermelha e ele emergiu como o Caveira Vermelha. Seu papel era a personificação da intimidação Nazista, enquanto Hitler poderia permanecer o popular líder da Alemanha. O efeito da propaganda foi tão grande que o governo dos Estados Unidos decidiu contê-la criando seu próprio equivalente usando o destinatário da antiga Operação Renascimento: Steve Rogers, o Capitão América.

O novo filme do Capitão América estréia nos cinemas brasileiros dia 22 de julho desse ano e o trailer está aí em baixo.
P.S.: Pare no 0:24 e tenha um vislumbre do gatíssimo Caveira Vermelha!
 

Fontes: Marvel Universe Wiki
             Wikipédia

Um comentário:

Unknown disse...

Woohoo
Amiga, tu é foda. Não sabia que o Capitão América tinha tanta história.
E contada por tu, fica muito mais legal. *--*

Adorei conhece-lo.

xoxo

P.S.: Esse filme é um perigo, só isso à dizer.